O que é a V8 RACING?

O projeto Fórmula a combustão consiste no projeto, construção, testes, validação e competição de veículos de corrida do tipo fórmula movido a combustão.
Os alunos são avaliados em design, desempenho, custo e outras categorias. O evento visa desenvolver habilidades práticas, de engenharia e de trabalho em equipe, preparando os participantes para carreiras na indústria automotiva.

O que esperar?

A equipe V8 Racing tem como objetivo preparar os membros para o mercado de trabalho, através de situações práticas de projeto, simulação, manufatura, validação, elaboração de relatórios, além de relacionamento interpessoal profissional, situações de alta pressão e atividades hands-on, de forma a formar engenheiros profissionais com uma vasta experiência.

Histórico

Fundada em 2004 no Centro Universitário Facens por 3 estudantes de Engenharia Mecânica em busca de aprofundar seus conhecimentos automotivos, a Equipe V8 Racing descobriu a competição de Fórmula SAE, optando por competir nela o ano seguinte de sua estreia, alcançando 2° lugar na competição.

Nos 20 anos de sua existência, a V8 Racing manteve consistentemente posições de destaque em âmbito nacional e internacional, acumulando um total de participações em 18 competições nacionais e 9 internacionais.

Indicadores de sucesso

O sucesso não é somente em pista ou no mundo acadêmico, muitos de seus ex-membros atualmente são peças chaves no mundo da indústria nacional e internacional, muitos trabalhando em países como Alemanha, Estados Unidos e até mesmo China, sendo eles o orgulho vivo da Facens.

Alunos de todos os cursos são bem-vindos!!

O Projeto é divido em subsistemas:

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING (ADM & MKT)

O subsistema de Administração e Marketing é vital para a sustentabilidade e visibilidade da V8 Racing. Os membros deste subsistema são responsáveis por diversas atividades estratégicas e operacionais que vão além das pistas. Entre suas principais funções, destacam-se:

– Captação de Patrocínios: Estabelecer e manter parcerias com empresas que apoiam nossa equipe, garantindo os recursos necessários para desenvolvimento e competição.
– Gestão Financeira: Controlar o orçamento da equipe, garantindo que todos os gastos estejam alinhados com os objetivos do projeto.
– Marketing e Comunicação: Desenvolver estratégias de comunicação para promover a equipe nas redes sociais, eventos e outras mídias, aumentando nossa visibilidade e engajamento com o público.
– Organização de Eventos: Planejar e coordenar eventos internos e externos, como workshops, apresentações e campanhas de divulgação.

O trabalho em Administração e Marketing não só assegura que a equipe tenha os recursos financeiros e materiais necessários, mas também fortalece a imagem e a presença da V8 Racing no cenário da Fórmula SAE.

BODY (Frame & Body)

O subsistema de Frame é responsável pelo desenvolvimento do chassis do carro, uma estrutura tubular metálica que une todos os subsistemas de forma coesa e robusta. Além disso, o subsistema Body cuida de todos os componentes do corpo e aerodinâmica do veículo, como bico, sidepods, assoalho, difusor e dispositivos aerodinâmicos, incluindo asas dianteira e traseira.

O principal objetivo é criar um pacote aerodinâmico leve, funcional e resistente, respeitando as regras da competição. Devido aos traçados técnicos e sinuosos da Fórmula SAE no Brasil, o design foca em asas agressivas com múltiplos elementos para maximizar o downforce em baixas velocidades.

O processo de design utiliza a Fluidodinâmica Computacional (CFD) para otimizar a geometria de cada componente e extrair o máximo de performance. Após o design, os integrantes de Body se dedicam à manufatura, principalmente à laminação de componentes em fibra de carbono, o material mais utilizado.

BRAKES (Dynamics)

Os integrantes do subsistema de Freios são responsáveis por todos os aspectos relacionados à frenagem do carro, garantindo confiabilidade e segurança. Os principais componentes trabalhados incluem linhas rígidas e flexíveis, pedaleira, discos, pinças e reservatórios de fluido.

Um sistema de freios eficiente deve não apenas parar o carro rapidamente, mas também transmitir confiança ao piloto e oferecer controles precisos. A temperatura de operação ideal e a distribuição de força entre os eixos traseiro e dianteiro são cruciais.

Para isso, utilizamos simulações e modelagem matemática no design, assegurando que o sistema funcione adequadamente e resista aos esforços físicos nos pedais e às altas temperaturas nos discos de freio.

DRIVETRAIN(Powertrain)

O subsistema Drivetrain é responsável por transmitir a força gerada pelo motor para as rodas traseiras de maneira controlada e eficiente. Isso envolve componentes como o diferencial, semieixos, corrente, coroa, cubos de roda, shifter, e a própria transmissão acoplada ao motor.

Como interface entre o motor e o chão, o sistema de transmissão precisa ser robusto e confiável. Um shifter mal dimensionado pode falhar criticamente durante uma prova dinâmica, tornando a robustez do sistema vital para o sucesso.

Para garantir segurança e desempenho, utilizamos métodos avançados de modelagem e simulação durante o design. Isso nos permite prever diversos cenários e dimensionar o sistema para máxima confiabilidade e performance, transmitindo confiança ao piloto em todas as condições de operação.

ELÉTRICA (Electrical)

O subsistema Elétrica é essencial para o funcionamento do nosso carro de Fórmula SAE. Além de integrar componentes do Powertrain, como módulo de injeção, bicos, bobinas e borboleta eletrônica, a elétrica colabora com todos os subsistemas através de diversos sensores espalhados pelo veículo.

Ela é vital para monitorar o desempenho do carro, coletar dados e garantir a segurança e calibração necessárias. Assim, a equipe trabalha com dimensionamento de componentes, desenvolvimento de circuitos, fabricação de chicotes elétricos, calibração do motor, telemetria e aquisição de dados.

FRAME (Frame & Body)

O subsistema de Frame é responsável pelo desenvolvimento do chassis do carro, uma estrutura tubular metálica que une todos os subsistemas de forma coesa e robusta. Essa estrutura é essencial para o suporte e a conexão dos componentes do veículo, garantindo sua integridade e segurança.

Além de sustentar os esforços gerados pela interação do carro com a pista, o chassis deve ser leve e seguir rigorosamente os parâmetros de segurança exigidos pelo regulamento da competição. O subsistema de Frame também é responsável pelo desenvolvimento do Atenuador de Impacto.

No processo de design, a geometria do chassis é cuidadosamente planejada para integrar todos os componentes de forma harmoniosa, facilitando a manutenção de cada subsistema. Estudos e simulações são realizados para garantir a rigidez e segurança da estrutura antes da manufatura, que envolve o corte e a solda dos tubos.

MANUFATURA E USINAGEM

O subsistema de Manufatura e Usinagem é essencial para transformar os projetos da equipe V8 Racing em realidade. Os membros deste subsistema são responsáveis pela produção de componentes cruciais para o veículo, utilizando diversas técnicas e máquinas. Suas principais atividades incluem:

– Usinagem de Peças: Produzir peças com alta precisão, utilizando tornos, fresadoras e outras máquinas CNC.
– Soldagem e Montagem: Realizar a soldagem de componentes e a montagem de sistemas complexos.
– Prototipagem Rápida: Utilizar tecnologias de impressão 3D para criar protótipos e testar designs antes da produção final.

Este subsistema garante que todas as peças e sistemas do carro sejam fabricados com qualidade e precisão, contribuindo diretamente para a performance e segurança do veículo.

POWERTRAIN (Motor)

Os membros desse subsistema são responsáveis por tudo relacionado à motorização, como coletores de escape e admissão, sistemas de arrefecimento e combustível, borboleta de admissão, restritor e calibração.

A colaboração entre todos os subsistemas é crucial, especialmente com a Elétrica, para integrar o sistema de ignição e sensores do motor.

O sucesso do Powertrain depende de um dimensionamento preciso dos componentes, calibração minuciosa, testes rigorosos e validação contínua. Nosso objetivo é maximizar a performance do veículo, respeitando as limitações impostas pelo restritor de admissão.

STEERING (Dynamics)

Os integrantes do subsistema de Direção são responsáveis por desenvolver os mecanismos de esterçamento do carro. Os principais componentes de “steering” incluem o volante, coluna de direção, caixa de direção, pinhão e cremalheira.

A direção é a principal interface entre o piloto e a pista, sendo fundamental garantir que o conjunto seja preciso para a segurança e para extrair o potencial máximo do veículo.

Durante o design, a geometria do sistema é cuidadosamente estudada para entender todos os esforços envolvidos. Realizamos uma série de cálculos e simulações para criar um sistema de direção preciso, confiável e ergonômico.

SUSPENSION (Dynamics)

Os integrantes do subsistema de Suspensão são responsáveis pelo desenvolvimento dos mecanismos que conectam o carro ao solo. Os principais componentes incluem braços de suspensão, barra anti-rolagem, mangas de eixo, cubos de roda, molas, amortecedores, pneus e rodas.

A Suspensão é fundamental para a dinâmica do carro, trabalhando em conjunto com Freios e Direção. É a interface direta entre o carro e a pista, influenciando significativamente o comportamento do veículo.

No processo de design, a geometria da suspensão é desenvolvida para garantir máxima agilidade e capacidade de reação ao solo. Cálculos e simulações são realizados para ajustar a geometria e a relação entre os componentes, obtendo as características desejadas para transmitir as forças do solo ao veículo e vice-versa.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

19° Lugar no FSAE Michigan 2018

3° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2018

14° Lugar no Fórmula North (Canadá) 2017

15° Lugar no FSAE Lincoln (EUA) 2017

1° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2017

19° Lugar no FSAE Michigan 2016

2° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2016

3° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2015

4° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2014

1° Lugar em custos no FSAE Brasil 2013

8° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2013

1° Lugar no PTC Métrics Awards 2012

7° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2012

21° Lugar no FSAE West Califórnia 2011

3° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2011

1° Lugar em Presentation no FSAE Combustão Brasil 2010

6° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2010

28° Lugar no FSAE West Califórnia 2009

2° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2009

1° Lugar em custos no FSAE Michigan 2008

51° Lugar no FSAE Michigan 2008

2° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2008

35° Lugar no FSAE West Califórnia 2007

1° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2007

18° Lugar no FSAE West Califórnia 2006

2° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2006

2° Lugar no FSAE Combustão Brasil 2005

EQUIPE

ADMINISTRAÇÃO

Daniel Costa Candido Pereira
Giovanna de Moraes Nery
João Guilherme do Prado Roma
Luana Castilho de Oliveira Silva
Marcelo Lisboa

CAPITANIA & VICE

Bruno Martins Rodrigues Pinto
Felipe Marins Sanchez

ORIENTADOR

Carlos Eduardo Rocha Martins
Gregory Aguilera Lopes

PROJETO

AERODINÂMICA

Henrique França Figueiredo Coelho
João Vitor Santos Krupa
Matheus Galvão Martins Bodo
Nicolle Kathleen Clareti Pichol

DRIVETRAIN

Davi Miguel Rochinski
João Paulo De Paula Duarte Inneco
Samuel Jose Alves De Abreu Rick

FREIOS

Jefferson Gerson Vieira Junior
Luana Castilho de Oliveira Silva
Lucas Henrique Fogaça Sanches

POWERTRAIN

Alexandre Teixeira dias
Eric de Souza Fernandes
Fabricio guima giacomelli
Gabriel da Silva Domingues
Gabriel Marchetti Gradilone
Gustavo Berni da Silva
Humberto Souto Kovacs

CUSTOS

João guilherme do prado Roma
Luis Felipe Teixeira De Oliveira Alves
Marcelo Lisboa

ELÉTRICA

Felipe Marins Sanchez
Heifor Rodrigues Barreto Alves
Inácio Barbosa de Souza
Luis Felipe Teixeira De Oliveira Alves
Marcelo Panini da Silva
Maria Eduarda Forti
Mauro Garcia De Carvalho Goes

MANUFATURA

Daniel Costa Candido Pereira
Danilo Tavares Costa Marcon
Felipe Ribas Moreira
Kaio Henrique Fernandes Bezerra

SUSPENSÃO

Bruno Martins Rodrigues Pinto
Caio Grapilha Martinez Romera
Carlos Eduardo Telles Pereira
Kaio Henrique Fernandes Bezerra
Murilo Gianini

DIREÇÃO

Alexandre Sbrana Cococi
Carlos Eduardo Telles Pereira
Livia martini de oliveira
Weigle Sozim dos Reis

FRAME

Felipe Ribas Moreira
Henrique Soldan

MARKETING

Daniel Costa Candido Pereira
Giovanna de Moraes Nery
Henrique França Figueiredo Coelho
Marcelo Lisboa

✉️ v8racing@facens.br

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