O que é o Maia?

O MAIA é um equipe do LINCE e tem como objetivo oferecer uma oportunidade ímpar aos alunos de terem contato na prática com tecnologias disruptivas, tais como veículos elétricos, veículos autônomos, algoritmos preditivos, dentre outras aplicações em mobilidade e Inteligência Artificial (IA). A equipe também oferece oportunidade para que diversos alunos possam conseguir apoio para o escalonamento de seus projetos voltados para a implementação de IA.

O que esperar?

Nossos laboratórios possuem uma infraestrutura com conteúdos de última geração para aprendizado nas áreas de mobilidade e IA, assim como oferece um suporte técnico de especialistas para aprendizado e desenvolvimento de projetos aplicados em áreas correlacionadas.

Queremos superar o atraso tecnológico em nosso país e fortalecer o desenvolvimento global de novas tecnologias.

Quem a equipe procura?

Pessoas que querem aprender, comprometidas com a equipe e com o projeto, entusiasmadas e entusiasmadas em desenvolver habilidades em diferentes tipos de tecnologias e áreas de engenharia (Robótica, IA e Gestão). Especificamente, você poderá trabalhar nas categorias que mais se identifica com a equipe.

Histórico?

Fundado em 2018, o MAIA surgiu em parceria com o BRAIN, laboratório de inteligência artificial, para desenvolvimento de projetos desta área para inovações e tecnologias assistivas e ainda não existentes ou presentes no mercado com fácil acesso. Com o passar do tempo, os laboratórios se dividiram, seguindo o BRAIN como um centro de  IA para o desenvolvimento e aplicação de projetos que auxiliam na tomada de decisão em problemas complexos em diversos segmentos da indústria, enquanto o MAIA seguiu para o apoio estudantil e desenvolvimento de projetos para competição de IA e mobilidade aplicada.

Conheça os projetos e subsistemas da equipe:

DONKEY CAR

Desenvolvimento de unidades móveis autônomas, variando de carrinhos autônomos construídos com Arduino a tecnologias mais avançadas que utilizam deep learning e funções de recompensa para o treinamento da IA. Esses projetos abrangem desde a programação básica e controle de hardware com Arduino até a implementação de algoritmos complexos de aprendizado profundo, permitindo que as unidades naveguem e tomem decisões de forma independente.

ELETROQUAD

A Eletroquad é uma competição de engenharia promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). Esta competição desafia as equipes a criar um drone elétrico que pode ser controlado de forma pilotada, mas que também possui funcionalidades autônomas. Essa categoria também é estreante, logo mais notícias e imagens sobre o desenvolvimento do projeto estão por vir.

GESTÃO

A categoria de Gestão é fundamental para o sucesso de qualquer equipe ou projeto. Ela envolve a coordenação de atividades, a definição de metas, o planejamento estratégico, a alocação de recursos e a liderança de equipes. Nela se aprende na prática o uso de metodologias ágeis, softwares de gerenciamento e soft skills.

HACKATHONS

A categoria nova é a de Hackathons, voltada para a criação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras oferecidas por comunidades até empresas. Seu principal objetivo é proporcionar maior protagonismo aos membros e simular situações que coloquem à prova habilidades de gerenciamento de tempo, hard skills adquiridas e outras competências essenciais no mercado de trabalho.

INMOOV (Humanoide)

O InMoov é um projeto inovador de código aberto liderado pelo artista e escultor francês Gael Langevin. Ele gira em torno da criação de um robô humanoide que pode ser construído usando tecnologia de impressão 3D e componentes eletrônicos comuns. O cerne do projeto está na aplicação de IA para aumentar suas capacidades interativas”. Vou mexer com ele hoje e mando algumas fotos atualizadas.

MARKETING

Assim como toda a equipe, saber vender seu projeto e transformar uma ideia em algo com potencial futuro é fundamental para o sucesso. Esse é o papel do Marketing. Sem essa função, os projetos não alcançam a visibilidade necessária, prejudicando a equipe como um todo. Por isso, membros com criatividade e conhecimentos em diversas áreas são essenciais nessa categoria.

PATINETE ELÉTRICO

O patinete é voltado principalmente para a mobilidade, proporcionando uma solução escalável e prática para a locomoção dentro da faculdade. Sua finalidade é permitir que alunos e professores se desloquem facilmente entre os prédios, economizando tempo e energia. Esta iniciativa busca melhorar a eficiência no campus, oferecendo um meio de transporte rápido e acessível para todos.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

2° lugar na categoria livre - Robocar Race - 2018

2° lugar na categoria júnior - Robocar Race - 2018

2° lugar no Trekking - IronCup - 2019

EQUIPE

CAPITANIA

Natanael Filipe Garcia Vitorino

Vice Capitania

Luis Henrique Telo Ladeira Mota

GESTÃO

Ana Julia Ayres dos Santos
João Pereira
Lucas Henrique Marinho Lera
Luis Henrique Telo Ladeira Mota
Natanael Filipe Garcia Vitorino

PROJETO

DONKEYCAR

Amadeu de Rosa Augusto
Ana Julia Ayres dos Santos
Herick Marlon da Silva Garcia
Lorena dos Santos Mena Ribeiro
Lucas Medes Nemeth
Luis Felype Dias Alencar
Marcos José Albuquerque júnior
Vinicius Alessandro da Cunha Barros

 

INMOOV

Amanda Soares
Felipe de Brito Lima
Guilherme Marques
Isabela de Oliveira Jacob
Luís Henrique Telo Ladeira Mota
Thiago Valença
Vittorio Pivarci

ELETROQUAD

Alvaro Neto
Giulia Camizão Rokicki
Guilherme Capelini
João Victor Palmeira
Lucas Henrique Marinho Lera
Matheus Leone Rosa Evangelista
Murilo Prestes de Quevedo

 

MARKETING

Emily Kaori Uehara Soares
Giovanna de Moraes Nery
Maria Eduarda Almeida Rocha

HACKATHONS

Alvaro Neto
Amanda Soares
Guilherme Capelini
Guilherme Marques
Luis Henrique Telo Ladeira Mota
Murilo Prestes de Quevedo
Vittorio Pivarci

PATINETE ELÉTRICO

João Victor Palmeira
Luis henrique Telo Ladeira Mota
Marcos José Albuquerque Júnior
Vittorio Pivarci

✉️ maia@facens.br