O que é o Omegabotz?

A equipe constrói robôs, separados em categorias específicas, participando de diversas competições ao longo do ano.
O aluno irá aplicar na prática conhecimentos prévios e que irá adquirir nos estudos acadêmicos juntamente com a equipe.
Somos uma equipe multidisciplinar com membros de várias engenharias.

O que esperar?

A equipe é formada principalmente por amigos que trabalham e se divertem juntos. O ambiente de trabalho é sempre muito descontraído, mesmo nas madrugadas que antecedem as competições.

Quem a equipe procura?

A equipe busca por membros entusiasmados, colaborativos e proativos que tenham vontade e compromisso para desenvolver projetos vencedores, participar de eventos e competições de robótica, seja de qual curso você for!

Histórico

A equipe de robótica Omegabotz foi fundada em 2005 com o intuito de proporcionar ao aluno a oportunidade de aprender e se envolver no amplo campo de conhecimentos que a robótica pode oferecer. A equipe constrói robôs, separados em categorias específicas, participando de diversas competições ao longo do ano. O aluno irá aplicar na prática conhecimentos prévios e que irá adquirir nos estudos acadêmicos juntamente com a equipe.

Conheça os projetos e subsistemas da equipe:

COMBATE - CUPIM

Categoria: Cupim.
Sobre: Robôs desde 150 gramas até 27 kilos competem em batalhas de até 3 minutos em busca do nocaute do robô adversário ou do maior número de golpes para alcançar a vitória!
Peso: 454 g.
Dimensão: O robô deve ser capaz de passar pelas portas da arena.

Pica-pau: Primeiro robô da categoria na equipe, possuindo uma arma vertical spinner de pouca espessura para obter uma maior pressão e rasgar o chassi de MDF dos oponentes.

COMBATE - ANTWEIGHT

Categoria: Antweight
Sobre: Robôs desde 150 gramas até 27 kilos competem em batalhas de até 3 minutos em busca do nocaute do robô adversário ou do maior número de golpes para alcançar a vitória!
Peso: 454 g.
Dimensão: O robô deve ser capaz de passar pelas portas da arena.

Osiris: O robô com mais mudanças de design ao longo do tempo, em sua configuração atual possui uma arma pequena, porém muito densa feito em aço tratado, e seu corpo é integralmente feito de TPU.

Rolinha: Traz esse nome pela referência ao pássaro de mesmo nome – Seguindo a tradição de equipe de nomeação – robô que utiliza conceitos únicos, sendo um Egg-beater (Spinner Vertical) utilizando dois motores para movimentar a arma, com ambos os motores no interior arma (Hobbymotor), utilizando aço tratado como material da arma. E possuindo o corpo híbrido de alumínio e TPU.

COMBATE - BEETLEWEIGHT

Categoria: Beetleweight.
Sobre: Robôs desde 150 gramas até 27 kilos competem em batalhas de até 3 minutos em busca do nocaute do robô adversário ou do maior número de golpes para alcançar a vitória!
Peso: 1,36kg.
Dimensão: O robô deve ser capaz de passar pelas portas das arenas.

Coruja: Traz esse nome pela referência ao pássaro de mesmo nome – Seguindo a tradição de equipe de nomeação – possui um histórico ascendente de vitórias, pegando múltiplos podium nos últimos anos. Seu design conta com uma arma spinner vertical com um formato que lembra o bico de uma coruja, feito em aço tratado. Seu corpo é um híbrido de kevilar laminado com fibra de carbono e alumínio.

Quero-Quero: Traz esse nome pela referência ao pássaro de mesmo nome – Seguindo a tradição de equipe de nomeação – foi projetado para ser um contra meta dos tipos brasileiros, tem como inspiração o robô Caldera – Finalista da NHRL. Seu design conta com uma arma spinner horizontal feito em aço tratado, com corpo híbrido de alumínio e TPU.

COMBATE - FEATHERWEIGHT

Categoria: Featherweight.
Sobre: Robôs desde 150 gramas até 27 kilos competem em batalhas de até 3 minutos em busca do nocaute do robô adversário ou do maior número de golpes para alcançar a vitória!
Peso: 13,6kg.
Dimensão: O robô deve ser capaz de passar pelas portas das arenas.

13 Volts: O projeto ativo mais antigo da equipe, foi remodelado para acompanhar os avanços tecnológicos na categoria. Possuindo em seu design uma arma vertical spinner similar a arma utilizada no coruja, feito de aço tratado, possuindo seu corpo integralmente em alumínio.

ELETRÔNICA

A categoria de eletrônica visa atender às demandas de todos os projetos em desenvolvimento da equipe, pesquisando, projetando e desenvolvendo placas de circuitos impressos (PCB), além de realizar a manutenção eletrônica dos robôs antes e durante as competições. A equipe Omegabotz se destaca por ser uma das poucas equipes a desenvolver sua própria eletrônica, abrangendo desde sistemas embarcados até as de acionamento e automação, abrangendo diversas categorias presentes na equipe.

GESTÃO

Categoria: Gestão
Sobre: A gestão é responsável pela coordenação da equipe, acompanhamento do progresso, manutenção das documentações e cumprimento de objetivos e prazos. Exerce a liderança, planeja, organiza e controla recursos, toma decisões estratégicas e gerencia o orçamento. Define objetivos, delega tarefas, monitora o desempenho, resolve conflitos, reporta à capitania e assegura o cumprimento de objetivos e prazos conforme necessário.

MARKETING

Categoria: Marketing
Sobre: Somos responsáveis por mostrar a equipe, fazemos todo o acompanhamento da equipe nas redes sociais, durante as competições, a relação com patrocinadores, criação de artes e conteúdo digital.
Utilizamos software para criação de artes, manuseio de vetores, edição de fotos e vídeos para criar publicações, Utilização de técnicas de criação digital e organização.

SEGUIDOR DE LINHA

Categoria: Seguidor de Linha
Peso: Ilimitado
Dimensão: 250x250x200mm
Regras Robocore: Robôs que devem identificar e seguir, de modo autônomo, um percurso marcado por uma linha branca em um fundo preto, podendo ter curvas, cruzamentos e até pequenos espaços vazios.
YoyôMXoxô 2.0 : O robô que em 2016 ficou em 9° lugar entre 80 equipes recebeu em sua segunda versão algumas modificações. Os motores foram trocados por outros dá mesma marca porém mais potente (micromotor POLOLU 30:1 HP), com isso necessitamos colocar pilhas com maior “mAh” para suportar o consumo mais alto de corrente. Na programação, ajustamos as constantes do controle PID, para melhor desempenho do robô no percurso com linha. 
Usain Volt 2.0: O robô que em 2016 ficou em 17° lugar entre 80 competidores, se modificou totalmente, mecânica diferente, eletrônica diferente, programação diferente. O chassi (em MDF) foi projetado para que os sensores de refletância (QTR 8-A) fiquem o mais à frente possível dos micromotores (POLOLU 10:1 HP), a fim de se antecipar às decisões e assim oferecer benefícios para as ações dos 4 motores na parte de programação (controle PID). Usamos o Arduino Micro como microcontrolador, bateria Turnigy Nanotech de 2 células 300mAh 7.4V, um BEC da Turnigy para manter, com alta corrente, a tensão fixa de 6V nos motores e dois drivers (TB6612FNG POLOLU) para os motores. Para fazer as rodas, usamos um molde onde um silicone líquido, através de um processo com catalisador, formou os pneus em torno de um aro feito na impressora 3D. Trata-se de um projeto que promete superar expectativas nos próximos campeonatos.

SEGUIDOR DE LINHA JR

Categoria: Júnior
Sobre: Robôs autônomos de até 350 gramas que competem em um circuito fechado composto por uma linha branca e fundo preto, no qual o objetivo é percorrer o traçado no menor tempo possível. Somente para alunos de ensino fundamental e médio.
Peso: 150 à 350 g.
Dimensão: 250x250x200mm (CxLxA).

SoKratos: Único robô da categoria, esse projeto possui 5 sensores frontais para identificação do traçado e sensores laterais em cada lado para marcações de curva e parada. Seu chassi é uma placa de circuito impresso com todos os componentes necessários.

SUMÔ – Lego júnior

Categoria: Sumô Autônomo Lego Júnior
Sobre: A guerra de sumô de robôs é uma competição na qual robôs feitos com materiais de Lego apenas tentam empurrar seus oponentes para fora de um ringue circular, chamado de dojo. Inspirada no esporte tradicional japonês de sumô, essa versão moderna envolve robôs especialmente projetados que competem usando sensores, estratégia e habilidade de movimento para vencer.
Cada classe possui suas próprias regras e limitações de peso, o que influencia no design e na estratégia de competição dos participantes. Esses eventos são populares em todo o mundo, especialmente entre entusiastas de engenharia e tecnologia, destacando-se pela criatividade e habilidade técnica demonstradas pelos competidores.
Peso: 1,0 Kg

SUMÔ 500kg – R/C & AUTO

Categoria: Sumô R/C e Autônomo 500g
Sobre: A guerra de sumô de robôs é uma competição na qual robôs autônomos ou rádio controlados tentam empurrar seus oponentes para fora de um ringue circular, chamado de dojo. Inspirada no esporte tradicional japonês de sumô, essa versão moderna envolve robôs especialmente projetados que competem usando sensores, estratégia e habilidade de movimento para vencer.
Cada classe possui suas próprias regras e limitações de peso, o que influencia no design e na estratégia de competição dos participantes. Esses eventos são populares em todo o mundo, especialmente entre entusiastas de engenharia e tecnologia, destacando-se pela criatividade e habilidade técnica demonstradas pelos competidores.
Peso: 500 g

SUMÔ 750kg – R/C & AUTO

Categoria: Sumô R/C e Autônomo 750g
Sobre: A guerra de sumô de robôs é uma competição na qual robôs autônomos ou rádio controlados tentam empurrar seus oponentes para fora de um ringue circular, chamado de dojo. Inspirada no esporte tradicional japonês de sumô, essa versão moderna envolve robôs especialmente projetados que competem usando sensores, estratégia e habilidade de movimento para vencer.
Cada classe possui suas próprias regras e limitações de peso, o que influencia no design e na estratégia de competição dos participantes. Esses eventos são populares em todo o mundo, especialmente entre entusiastas de engenharia e tecnologia, destacando-se pela criatividade e habilidade técnica demonstradas pelos competidores.
Peso: 750g

SUMÔ 3kg - R/C & Auto

Categoria: Sumô R/C & Autônomo
Sobre: A guerra de sumô de robôs é uma competição na qual robôs autônomos ou rádio controlados tentam empurrar seus oponentes para fora de um ringue circular, chamado de dojo. Inspirada no esporte tradicional japonês de sumô, essa versão moderna envolve robôs especialmente projetados que competem usando sensores, estratégia e habilidade de movimento para vencer.
Cada classe possui suas próprias regras e limitações de peso, o que influencia no design e na estratégia de competição dos participantes. Esses eventos são populares em todo o mundo, especialmente entre entusiastas de engenharia e tecnologia, destacando-se pela criatividade e habilidade técnica demonstradas pelos competidores.
Peso: 3,0 Kg
Dimensão: 20 x 20 cm

HOCKEY - Micro

Categoria: Hockey Micro
Sobre: Partidas eletrizantes de Hockey de times compostos por três robôs onde o único objetivo é fazer o maior número de gols, e para isso acontecer vale tudo: não existem faltas neste jogo!
Peso: 454g (1lb)
Regras Robocore: Os robôs são pequenos veículos elétricos controlados remotamente, usados para mover o disco passando pelos robôs adversários e marcar o gol, empurrando ou arremessando o disco na zona de pontuação.

HOCKEY - Mini

Categoria: Hockey Mini
Sobre: Partidas eletrizantes de Hockey de times compostos por três robôs onde o único objetivo é fazer o maior número de gols, e para isso acontecer vale tudo: não existem faltas neste jogo!
Peso: 3,4Kg (7,5lb)
Regras Robocore: Os robôs são pequenos veículos elétricos controlados remotamente, usados para mover o disco passando pelos robôs adversários e marcar o gol, empurrando ou arremessando o disco na zona de pontuação.

HOCKEY - PRO

Categoria: Hockey Pro
Sobre: Partidas eletrizantes de Hockey de times compostos por três robôs onde o único objetivo é fazer o maior número de gols, e para isso acontecer vale tudo: não existem faltas neste jogo!
Peso: 6,8Kg (15lb)
Dimensão: 45 x 45 cm
Regras Robocore: Os robôs são pequenos veículos elétricos controlados remotamente, usados para mover o disco passando pelos robôs adversários e marcar o gol, empurrando ou arremessando o disco na zona de pontuação.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

2º Lugar Seguidor de Linha PRO - Minoan Robotsports Global Olympiad Grécia - 2024

2º Lugar Roaming (barco autônomo) - Minoan Robotsports Global Olympiad Grécia - 2024

1º Lugar Hockey Mini - RSM Challenge - 2024

3º Lugar Hockey Pro - RSM Challenge - 2024

3° Lugar Sumô LEGO Junior 1kg (Auto) - RSM Challenge - 2024

1º Lugar Hockey Pro - RoboChallenge - 2023

1° Lugar Sumô 750g RC - RSM Challenge - 2023

1º Lugar Hockey Mini - RoboChallenge - 2023

3° Lugar Sumô LEGO Junior 1kg (Auto) - RSM Challenge - 2023

3º Lugar Beetleweight – RoboChallenge - 2023

3º Lugar Hockey Pro - RSM Challange - 2023

3º Lugar Hockey Mini - RSM Challange - 2023

3º Lugar Hockey Mini - Robocore Experience (RCX) - 2022

3° Lugar Sumô Lego Jr - RoboChallenge - 2022

3° Lugar Sumô 3kg RC - IronCup - 2022

3º Lugar Beetleweight - Desafio AGVS - 2022

2º Lugar Beetleweight - Ironcup - 2022

3º Lugar Hockey Mini - RoboChallenge - 2022

2º Lugar Hockey Pro - RoboChallenge - 2022

3° Lugar Sumô 3kg RC - IronCup - 2019

2° Lugar Hockey Pro - Winter Challenge 14ª Edição - 2018

2° Lugar Art Bot - Winter Challenge 14ª Edição - 2018

1° Lugar Art Bot - Winter Challenge 13ª Edição - 2018

2° Lugar Hockey Pro – Winter Challenge 14ª Edição – 2018

1° Lugar Hockey Pro – Campus Party Brasília - 2017

2° Lugar Hockey Pro - Winter Challenge 13ª Edição - 2017

1° Lugar Sumô Lego Jr - Winter Challenge - 2015

2° Lugar Sumô - 3kg (R/C) - Summer Challenge 1ª Edição - 2011

2° Lugar Sumô 3kg RC - Winter Challenge - 2011

2° Lugar Combate Middleweight - Winter Challenge - 2008

3° Lugar Combate Middleweight – Winter Challenge - 2007

3° Lugar Middleweight - 120lb (54,4kg) - Winter Challenge 2ª Edição - 2006

3° Lugar Combate Middleweight - Winter Challenge - 2006

EQUIPE

ELETRÔNICA

Alex Vianna Bilesck de Pontes
Jorge Henrique Gobbo Berenschot
Julio Cesar Bonow Manoel
Kauan Victor Marques
Lucas Peixoto Nunes
Mirella Cazarin Terenciano
Rafael Henrique Ramos

 

GESTÃO

Higor de Moraes
Matheus Pereira de Oliveira
Milena Antunes de Souza
Rafael Henrique Ramos

 

SEGUIDOR DE LINHA JÚNIOR

Guilherme Miguel Ramos
Thiago Fernandes da Silva (Líder)
Vinícius Moraes de Oliveira

 

SUMÔ JR

Breno Ferraz Ferreira
Enzo Henrique Moisés (Líder 500g)
Heloisa Goulart Vicencio (Líder 3kg)
João Pedro Rodrigues da Silva
João Vítor Massami Goya
Lucas Fernandes Nunes
Lucas Marino Tomazeli
Renato do Nascimento Júnior

COMBATE

Ágatha Cristie Corrêa Duarte
Ana Beatriz dos Santos Souza
Ana Rita da Silva Berto
André dos Santos Picoli Agapito
Eric de Souza Fernandes
Gabriel Schmidt Nogueira
Gabriel Wiliam de Souza Carvalho
Higor de Moraes
Mateus Almeida Toledo
Wallace Eron Melo de Barros

 

MARKETING

Erin Nachiluk Roza
Felipe Perrella dos Santos (Líder)
Leticia Cardoso Ribeiro
Milena Antunes de Souza
Mirella Cazarin Terenciano
Rafael Gaspari Imianoski
Samuel de Moraes Delgado

 

SUMÔ JR

Julia Ximenes
Pedro Henrique Dias da Silva (Líder)

HOCKEY

Beatriz Ferrarezi
Frederico Martinelli
Guilherme Godinho da Silva
Henrique Bicudo Paulino da Silva
Mateus Almeida Toledo
Raven Aaron Albuquerque Batista
Samuel de Moraes Delgado

 

SEGUIDOR DE LINHA

Guilherme Felipe Reis Soares
José Otávio Martins Guirro
Kaique Figueiredo Furquim
Luan Kleber da Silva Pereira ( Líder)
Vinícius Frias Arruda Leite

✉️ omegabotz@facens.br

Patrocinadores