O que é a StrongerTech?
A StrongerTech é uma equipe de referência e excelência no desenvolvimento de tecnologias para a construção civil. Com o propósito de pesquisar, propor e criar soluções inovadoras e sustentáveis para a área.
O principal objetivo é o desenvolvimento de novas tecnologias que visam melhorar as características dos materiais da construção civil.
O que esperar?
Quem entra para o Stronger, vivencia e aprende muito na prática. Você aprende tudo, do básico ao avançado, sobre cada etapa da construção dos protótipos e projetos. Realizamos a criação de traços, modelagem 3D dos protótipos e estruras, processo de moldagem em fôrmas, testes e ensaios dentro da ABNT, treinamentos, participação em competições e muito mais!
Quem a equipe procura?
Procuramos por integrantes dispostos e entusiasmados com o desenvolvimento de projetos e inovações dentro da área da construção civil. Dentro da equipe você pode escolher em qual modalidade você deseja aprender mais e lembrando que não é necessário experiência, aqui nós ensinamos e aprendemos juntos. Todos os cursos são bem-vindos na equipe!
Histórico
Criada em 2014, a equipe StrongerTech vem formando diversos estudantes com conhecimentos práticos e aprimoramentos antecipados durante a graduação. Estamos cada vez mais estreitando laços com empresas e instituições para aprender mais e desenvolver em cada membro habilidades muito requisitas pelo mercado de trabalho.
A equipe é divida em categorias:
APO - Aparato de Proteção ao Ovo
O Concurso desafia os estudantes de engenharia a projetar e construir um pórtico em concreto armado. A competição consiste em colocar um ovo cozido sob o pórtico e submetê-lo a impactos progressivos de uma carga. Vence a equipe que construir o pórtico mais resistente. O objetivo do concurso é fazer com que os estudantes reflitam sobre a segurança das estruturas, com o ovo representando a vida humana sob o pórtico de concreto. O desafio é criar um pórtico capaz de resistir a cargas de impacto crescentes durante o ensaio de carregamento dinâmico.
COCAR - Concreto Colorido de Alta Resistência
CONCREBOL
O concurso exige conhecimento e técnica para construir uma bola de concreto simples. Na competição, a bola deve rolar sobre um equipamento com contrapeso, que a arremessa para que atinja um gol na outra extremidade. Se a bola seguir uma trajetória retilínea e acertar o gol, ela será submetida a um teste de compressão para medir sua resistência. Vence a bola esférica com maior resistência. O desafio é criar uma esfera de concreto homogênea, leve, de alta resistência, e capaz de rolar em linha reta.
DESAFIO ABECE MOLA
O desafio para os estudantes inscritos é utilizar o Kit Mola 1 e o Kit Mola 2 para montar, desmontar, classificar e representar modelos estruturais teóricos de configurações pré-definidas pela organização do concurso, divulgadas durante a competição. O desafio é composto por 5 fases, nas quais as equipes devem demonstrar suas habilidades com os Kits Mola 1 e 2.
Ousadia
O desafio desta categoria é desenvolver, com ousadia, um projeto arquitetônico e estrutural de uma edificação em concreto, elaborar o planejamento preliminar da sua construção e criar uma maquete. Em 2005, foi criado o Concurso Ousadia para promover maior interação entre arquitetos e engenheiros na academia e no mercado de trabalho. O concurso desafia estudantes de arquitetura e engenharia a trabalharem em equipe, promovendo a integração desses campos do saber. A cada ano, a comissão organizadora escolhe um local na região que sedia o evento e propõe uma obra arquitetônica para melhorar a convivência, o trânsito e a ocupação daquele espaço. Os estudantes devem elaborar um projeto arquitetônico e demonstrar sua viabilidade técnica em termos de segurança e durabilidade. Vence o projeto que oferecer a melhor solução em termos de acessibilidade, adequação ao entorno, durabilidade, estabilidade, funcionalidade, originalidade, plasticidade e escolha do método construtivo.
QSFV - Quem Sabe Faz Ao Vivo
Este concurso tem como objetivo avaliar a habilidade dos competidores na dosagem de concretos autoadensáveis coesos pretos, com o menor consumo de cimento possível, que apresentem a maior resistência em 24 horas, maior intensidade de cor e baixa incidência de bolhas e imperfeições superficiais. Os competidores devem demonstrar suas habilidades na criação de concreto autoadensável que atenda a esses critérios exigentes.
PRINCIPAIS CONQUISTAS
2º Lugar - IBRACON 2022 - APO - Aparato de proteção ao ovo
3º Lugar - IBRACON 2022 - COCAR - Concreto colorido de alta resistência
4º Lugar - IBRACON 2022 - CONCREBOL - Bola de concreto leve
5º Lugar - IBRACON 2022 - QSFV - Quem sabe faz ao vivo
1º Lugar - CBIC 2020 - Desafio Construção do Futuro
6º Lugar - IBRACON 2020 - Congregame - Game sobre concreto e sua tecnologia
8º Lugar - IBRACON 2020 - OUSADIA - Projeto arquitetônico e estrutural
6º Lugar - ABECE MOLA 2019 - KITMOLA - Desafio de Kit Mola
8º Lugar - IBRACON 2019 - OUSADIA - Projeto arquitetônico e estrutural
9º Lugar - IBRACON 2019 - APO - Aparato de proteção ao ovo
5º Lugar - IBRACON 2017 - COCAR - Concreto colorido de alta resistência
4º Lugar - IBRACON 2016 - COCAR - Concreto colorido de alta resistência
EQUIPE
CAPITANIA
Eduarda Yeger Leme Morais
COORIENTADORES
Ana Marques
Diogo Henrique Carrá
Gustavo Gomes da Cruz Palma
Karina Leonetti
Taiana Car Vidotto
ORIENTADOR
Rodrigo Henrique Geraldo
PROJETO
APO
Bruna Ribeiro Alves
Daniel Bispo de Lira Junior
Eduardo Fabiano Montolezi Francisco
Gabriel Ferrari Carro
Geovanna Montesano
Laís Souza
Luiz Felipe Escribano Sampaio
Nicóle Rolim dos Santos
Samanta Taveira Maria
Theo Brondani Guimarães Mendes
Vinícius Gabriel Vieira
Willian de Souza Silva ( LÍDER )
MARKETING
Daniel Maltez Francesconi
Nicole Caroline de Moraes
COCAR
Gabriel Barbosa dos Santos
Gustavo Gouvêa Pereira ( LÍDER )
Manuelle Vitória dos Santos Marques
Maria Vitória Silva de Andrade
OUSADIA
Ana Valentina Ribas Oliveira
Beatriz Machado Campos
Cainan França Galdino Silva
Kimberlin Marcelle Dias Viana
Maria Clara Nali Landulfo
Maria Eduarda Leite Mendes Pires
Matheus Ezequiel Ferreira
Pietra Maria Benedini Marcelo ( LÍDER )
Rafaela Jacção Alves
Renan Alonso Jorge Camargo
Vitória Cristina Prestes da Silveira
CONCREBOL
Beatriz Gomes Zanivan
Isabella Espin Rodrigues ( LÍDER )
Laura Victoria do Nascimento
Marco Antônio Domingues Alves
Maria Eduarda Canduzin Carvalho
Nycolas Martins Albertini
Pedro Henrique de Paula Cesar
Sophia Antunes Soncini
✉️ strongertech@facens.br